Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de março de 2016

Formação Localização do Território Brasileiro



 1- O Brasil é o quinto maior país em território do planeta, com 8 515 692,3 km2, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sobre o Brasil, analise as afirmativas a seguir:

I - A grande extensão territorial confere ao Brasil uma enorme diversidade de paisagens naturais.
II - O país ocupa a maior porção da Placa Sul-Americana e, devido à sua localização, grandes catástrofes geológicas ocorrem, como terremotos e erupções vulcânicas.
III - Fazemos fronteiras com todos os países da América do Sul.

Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas:
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I e II estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

2- Observe o mapa e assinale a alternativa correta:

a) O mapa representa o Tratado de Tordesilhas, acordo assinado por Portugal e Espanha.
b) O mapa representa o território brasileiro após o Tratado de Madri.
c) O mapa indica o Tratado de Petrópolis, quando o Acre foi incorporado ao território brasileiro.
d) O mapa apresenta o território brasileiro na época do Tratado do Rio de Janeiro, quando foi realizada a última alteração dos limites externos do Brasil.
e) Percebe-se que no ano de 1750 o território brasileiro já apresentava todos os territórios que atualmente compõem o território brasileiro.

3- Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 foi extinta a unidade espacial de território e o último território, o arquipélago de Fernando de Noronha, passou a ser distrito de Pernambuco. Além destas mudanças, houve a criação do mais novo estado brasileiro, que é:
a) Goiás
b) Rondônia
c) Tocantins
d) Roraima
e) Mato Grosso do Sul

4- A litosfera representa a mais importante fonte de recursos para o ser humano. O Brasil é um país onde há grandes reservas de minerais, como o nióbio (98% das reservas mundiais) e também é um grande produtor e exportador de produtos minerais. Sobre os recursos minerais no Brasil, assinale a afirmativa a correta:
a) As cidades, casas, pontes, estradas e outras construções estão cercadas de recursos minerais, mas quase todos são importados, pois o Brasil apresenta produção expressiva de poucos tipos de recursos minerais.
b) O Brasil possui uma das maiores produções de minérios de ferro do mundo que, em sua maioria, é produzida em Santa Catarina e no Paraná.
c) A produção mineral é uma atividade que gera poucos empregos atualmente, principalmente por causa da baixa lucratividade desta atividade.
d) O Brasil possui grande diversidade e quantidade de recursos minerais por causa da extensão do seu território e da estrutura de suas rochas.
e) Uma das maiores jazidas minerais do Brasil é o Quadrilátero Ferrífero, localizado no estado do Pará.

5- O relevo brasileiro é formado exclusivamente por três unidades de relevo: planaltos, planícies e depressões. Sobre esta característica, assinale a alternativa correta.
a) As depressões são as formas de relevo mais comum em nosso território.
b) No litoral brasileiro predominam as áreas de planaltos.
c) O relevo brasileiro é constituído em sua maioria por cadeias de montanhas.
d) A média de altitude do relevo brasileiro é superior à média sul-americana, ultrapassando os 3 000 metros de altitude.
e) A principal forma de relevo do território brasileiro são os planaltos, que em muitas áreas cercado por depressões periféricas, como a Depressão Sertaneja, por exemplo.

6- No ano de 2006, a Petrobras anunciou a descoberta de importantes jazidas de petróleo estimadas em cerca de 5 a 8 bilhões de barris no chamado pré-sal. Sobre o petróleo do pré-sal no Brasil, marque a alternativa correta:
a) O petróleo retirado da camada do Pré-Sal é empregado como matéria-prima apenas na indústria automobilística.
b) Com a descoberta do petróleo nessa camada, o Brasil passou a ter grandes reservas de petróleo e já não é mais dependente de outros países, pois a exploração já está obtendo grandes resultados.
c) Mesmo com as descobertas de novos campos, o Brasil ainda precisará importar petróleo para atender ao seu mercado interno.
d) O petróleo dessa camada só poderá ser retirado se houver grandes investimentos em máquinas e equipamentos que consigam chegar a grandes profundidades.
e) O maior problema no uso do petróleo atualmente é a poluição que ele causa, risco este que a exploração do pré-sal não oferece.
                                                                         
7- De acordo com o Censo Agropecuário do ano de 2006, realizado pelo IBGE, o Brasil possui a maior área de terras cultiváveis do mundo, com isso o país está entre os maiores produtores agrícolas. Analise as afirmativas a seguir:

I - Os fatores favoráveis ao desenvolvimento da agropecuária no Brasil são: características naturais, como a posição de nossas terras, a maior parte na zona intertropical, e a grande extensão do território.

II - O Brasil ainda possui terras para o aproveitamento agrícola, enquanto que muitos países do mundo estão com sua capacidade produtiva no limite.

III - A expansão da atividade agrícola no Brasil é feita de forma ordenada e planejada, aqui não existem pessoas sem terra para plantar.

Estão corretas:
a) I e III.
b) somente II.
c) I e II.
d) I, II e III.
e) somente III.





GABARITO
1
A
2
B
3
C
4
D
5
E
6
D
7
C




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.