Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Subdesenvolvimento

SUBDESENVOLVIMENTO

Subdesenvolvimento é um termo que é usado com freqüência para definir a não independência financeira de um país, cujos assuntos envolvem e incluem a falta de acesso da população em geral à oportunidades de emprego, saúde, água, alimentação, educação e moradia.
Existem países subdesenvolvidos por razões naturais, ou seja, pela força das coisas e por razões históricas, ou seja, pela força das circunstancias. Circunstancias e coisas favoráveis ou não.
A expressão subdesenvolvimento originou-se após a Segunda Guerra Mundial para denominar os países com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), esse índice é analisado a partir dos indicadores sociais como: taxa de mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, taxa de natalidade, renda per capita, qualidade de vida da população, aquisição ao conhecimento e expectativa de vida.
Pode-se dizer que o subdesenvolvimento é agravado pelas guerras, pois países participantes dela se preocupam mais em investir em armamentos para a cidade , esquecendo dos problemas sociais e econômicos dos mesmos, o que causa à população uma grande situação de miséria.
Os organismos responsáveis pela avaliação dos dados são organizações internacionais como a ONU (Organizações das Nações Unidas) e UNESCO (Organizações das nações unidas para educação, ciência e cultura).
O termo atualmente utilizado é “países em desenvolvimento”, o que significa que o país não é desenvolvido, mas está em movimento, para tornar-se um lugar melhor para sua população.
ORIENS DO SUBDESENVOLVIMENTO
Pode mos dizer que as origens do subdesenvolvimento estão no longo período de dominação política e econômica e no tipo de relação estabelecida entre colônia e metrópole, durante a existência dos grandes impérios coloniais.
Esses grandes impérios surgidos nos períodos denominados colonialismo (século XV a XVIII) e imperialismo (século XIX) refletiam o poder de potências mercantilistas (Portugal e Espanha) e de potências da Revolução Industrial (França, Holanda e Inglaterra).
Ao se tornarem independentes, as ex-colônias somaram aos problemas decorrentes de sua antiga relação com a metrópole outros originados da própria incapacidade de administrar seus domínios. Governos ditatoriais,submissão aos interesses de empresas transnacionais, corrupção, conflitos étnicos e divida externa vieram a agravar a situação de pobreza na existente.

O ANTIGO TERCEIRO MUNDO
O conjunto de países Subdesenvolvidos é denominado de Terceiro Mundo, em sua maioria os países Subdesenvolvidos são Capitalistas de economia menos desenvolvida, pois enfrentam crises constantes, são dependentes economicamente, entre outros fatores determinantes.
Terceiro Mundo é uma expressão que surgiu na segunda metade do século XX pelo francês Alfred Sauvy, isso ocorreu devido à observação e comparações entre os países pobres subdesenvolvidos e os ricos desenvolvidos.
A partir desse período o mundo pôde ser regionalizado ou/e classificado em: Países do Sul (subdesenvolvidos): devido à localização geográfica, pois se encontram no hemisfério sul, com exceção da Austrália e a Nova Zelândia todos são subdesenvolvidos.
Países do Norte (desenvolvidos): países localizados no hemisfério norte quase todos são países ricos e desenvolvidos.
A classificação ficou da seguinte forma: Primeiro Mundo (Países capitalistas de economia desenvolvida), Segundo Mundo (Países socialistas de economia planificada) e Terceiro Mundo (Países capitalistas de economia menos desenvolvidas).
______________________________________________________________________
Atividades:

De acordo com o texto responda as seguintes questões.

1-     O que significa o termo subdesenvolvido e quais as razões que tornam os países subdesenvolvidos?
2-     Quando surgiu esta classificação?
3-     Quais são as origens do subdesenvolvimento?
4-     O que é o Terceiro Mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.