Pesquisar este blog

domingo, 7 de novembro de 2010

IDH do Brasil

IDH Vergonhoso!

É uma vergonha um país, com o potencial do Brasil, ficar numa posição tão ridícula no desenvolvimento humano

“Não espere que a solução venha do governo. O governo é o problema.” __ Ronald Reagan


O Brasil passa vergonha até mesmo quando comparado aos demais países latino-americanos



O novo relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para 2010 foi divulgado e mostra o Brasil no 73º lugar do ranking entre 169 países. Em que pesem todas as falhas deste indicador, o fato é que o Brasil passa vergonha até mesmo quando comparado aos demais países latino-americanos. O Chile, por exemplo, está no 45º lugar, seguido logo depois pela Argentina, enquanto Uruguai está no 52º lugar. A péssima qualidade da educação no Brasil foi citada como um dos principais pontos fracos.
Os primeiros colocados são Noruega, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Irlanda. Quando comparamos os 20 países com maior IDH com o Índice de Liberdade Econômica do Fraser Institute, do Canadá, vemos uma enorme interseção. O Brasil, por sinal, está no 102º lugar no ranking de liberdade econômica, mostrando como o liberalismo passou mais longe do país que Plutão da Terra. Não há muito como fugir da regra: somente com mais liberdade para a iniciativa privada teremos um significativo aumento no desenvolvimento humano. O social não pode ser dissociado do econômico.
Como dizia o então presidente norte-americano Ronald Reagan, o governo é parte do problema, e a solução é menos, não mais, governo. Infelizmente, a crença de que todas as soluções passam pela mão visível do governo é quase religiosa no Brasil. Todos esperam “milagres” por meio das canetadas do presidente, visto como um “messias salvador”. Enquanto perdurar esta mentalidade, vamos patinar com nosso IDH, vendo países emergentes deslanchando, como foi o caso da Coreia do Sul. É uma vergonha um país, com o potencial do Brasil, ficar numa posição tão ridícula no desenvolvimento humano. Até quando?
Rodrigo Constantino (diretor do Instituto Liberal)


* Fonte:www.opiniaoenoticia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.